11 de Janeiro de 2018
  • Amanhã
  • Geral
  • P. 66

O encontro das melhores

Evento que reuniu os melhores ambientes para trabalhar no Rio Grande do Sul teve Dell EMC, SAP Labs e EZA consagradas como grandes campeãs

As 45 companhias que oferecem os locais de trabalho mais atrativos do Rio Grande do Sul foram conhecidas e homenageadas no início de novembro, em jantar realizado no salão de festas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Em sua sétima edição, o evento de premiação reuniu mais de 700 pessoas entre funcionários das companhias vencedoras, lideranças empresariais, autoridades políticas e as principais referências nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas do estado. A cerimônia contou com a participação e falas de Jorge Polydoro, presidente do Grupo AMANHÃ, Eugênio Esber, diretor de Redação da Revista AMANHA; Kelly Bitencourt, diretora executiva do GPTW no Rio Grande do Sul; e André Bersano, diretor de relacionamento do GPTW/RS.

O projeto Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul é realizado pela revista AMANHÃ em parceria com o Instituto Great Place to Work (GPTW) e apresenta as companhias com as melhores práticas de gestão de pessoas adotadas no estado em três categorias: pequenas, médias e grandes empresas.

Jorge Polydoro, presidente do Grupo AMANHÃ, destacou a importância de as empresas manterem ambientes atrativos: "Saúdo as organizações que estão aqui, pois mantêm seu ambiente completo, com boas relações e parcerias entre as pessoas", frisou. Para Kelly Bitencourt, diretora do GPTW, é motivo de orgulho e honra estar diante das 45 melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul. "Sabemos o quão difícil é estar aqui, o quanto vocês trabalharam para estar aqui. Gostaria de pedir para que olhassem para as pessoas que estão ao redor de vocês, durante alguns segundos, com um olhar de reconhecimento", exaltou, oo lado do diretor André Bersano.

Entre as consagradas da noite, a Dell conquistou pelo sexto ano consecutivo a liderança na categoria grande porte (a partir de mil funcionários). "Mesmo em um momento de profunda transformação, recebemos de nossos funcionários um feedback de que mantivemos uma cultura vencedora, uma liderança inspiradora e continuamos fazendo um trabalho focado cada vez mais em inclusão e diversidade, onde as pessoas possam ser o que elas são. Este prêmio vai para os nossos funcionários, nossos líderes inspiradores", pontuou Fernanda Kessler, H R Leader da Dell, ao mencionar a recente fusão da companhia com a EMC.

Na categoria médio porte (até 999 funcionários), a SAP Labs obteve o primeiro lugar. Dennison John, presidente da SAP Labs, destacou a confiança recebida pelos funcionários: "Estou muito feliz por estar neste evento ao lado das outras empresas vencedoras. Estamos de portas abertas para que outras empresas se inspirem nas práticas da Sap Labs e transformem seus ambientes de trabalho. Eu dedico este prêmio aos funcionários da Sap Labs. Obrigado pela confiança", disse.

Já na categoria pequeno porte (entre 30 e 99 funcionários), a EZA Contabilidade foi a grande agraciada. "Sempre fomos uma empresa inovadora, sempre fomos uma empresa que investiu em seu maior patrimônio: as pessoas, os colaboradores. Investiu também em seu ambiente de trabalho, na capacitação da sua equipe, na motivação e transparecendo no semblante de cada um orgulho de ser EZA, o jeito de ser EZA", declarou Carlos Zenon Koch da Silva, diretor da EZA.

O estudo identificou as companhias que se destacam por proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho saudável e produtivo, buscando o equilíbrio entre desempenho e qualidade de vida, com base no nível de confiança dos funcionários em nove dimensões culturais avaliadas pelo GPTW: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar. Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em mais de 50 países e se orientam pelos questionários respondidos pelos próprios colaboradores de cada empresa.

COMO É FEITA A PESQUISA
O processo é composto por dois questionários - um para os funcionários e outro para os gestores da empresa, ou do departamento de recursos humanos. Os colaboradores também respondem a duas questões dissertativas sobre como a companhia trata as pessoas, e dão sugestões para aprimorar o ambiente de trabalho na empresa. Os diferentes questionários servem de base para
o cálculo da nota que cada empresa obtém no ranking.

Qualquer empresa com CNPJ no Rio Grande do Sul pode participar da pesquisa - basta fazer a inscrição no site do GPTW. A participação é voluntária e depende da iniciativa da própria empresa, já que os questionários têm de ser respondidos por uma série de pessoas.

O GPTW também fornece às candidatas um sumário executivo das informações obtidas, que funciona como um pré-diagnóstico do clima organizacional. Se preferirem, as empresas podem consultar o GPTW para terem acesso ao resultado detalhado da pesquisa e da avaliação das práticas de gestão para assim continuarem seu processo de melhoria do ambiente de trabalho.