01 de Junho de 2018
  • Jornal NH
  • Geral

A família da natação ginasticana

Inézio Machado/GES
Equipe de natação da Sociedade Ginástica tem conquistado bons resultados para o clube Muita braçada, dedicação e inspiração. Assim são as manhãs e tardes de segunda a sábado na piscina do Pio XII, onde a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH) prepara seus nadadores para competições importantes no cenário estadual e nacional. São 38 meninos e meninas que dividem o espaço em busca de seus sonhos e objetivos dentro do esporte. E a filosofia de trabalho é puxada por um argentino. Ezequiel Enrique de Arriba, 29 anos, é o treinador e já está há quase seis anos trabalhando com as jovens promessas desde a categoria de base até a equipe principal da SGNH.




"Viemos em uma crescente muito boa de atletas. Começamos com cerca de 22 nadadores e estamos com quase 40, o que é muito bom para a equipe. A nossa principal força é a categoria mirim petiz, que ficou em segundo no Estado, um feito muito grande, pois perdemos apenas para o Grêmio Náutico União, que é uma das principais forças aqui do Rio Grande do Sul. Atualmente temos quatro atletas com índice para disputar os campeonatos brasileiros", pontuou Ezequiel, que já foi atleta da Ginástica antes de se tornar treinador.


"(A Ginástica) Foi a primeira equipe de alto rendimento que participei. E foi muito bacana essa evolução, pois fui atleta, depois treinador da base e agora treinador da equipe principal. Isso pra mim tem uma carga de emocional muito grande pois após este período identificado com o clube estou treinando os futuros atletas do clube", disse Arriba.

Inézio Machado/GES
Treinos na piscina do Pio XII Quatro atletas da equipe estão com frequência entre os destaques nas provas que disputam. Eles possuem índice para participar de competições importantes no País. Jéssica Löser, 20 anos, Paola Gonzalez Schiavon, 16 anos, Pandora Sofia Pires, 13 anos, e Levi Lauffer Glaser, de 16 anos. "A Pandora competiu o Campeonato Brasileiro infantil em Santos, e fez uma boa prova. O Levi e a Paola vão competir daqui um mês e estão se preparando. Já a Jéssica conseguiu nosso primeiro índice absoluto em uma competição de nível aberto, que é uma seletiva. Se ela conseguir uma colocação muito boa pode ser chamada para a equipe olímpica do Brasil", completou o treinador.



LEVI LAUFFER

"Eu nado na equipe há uns sete anos. Comecei na escolinha e depois de dois anos entrei para a equipe. Treino seis vezes por semana na Ginástica, de segunda a sábado, mais ou menos 7 quilômetros por dia. Três vezes na semana faço academia. Participamos de bastantes campeonatos estaduais e brasileiros. Já fui campeão estadual de 50m borboleta, 50m livre e já fiz parte da seleção gaúcha de natação. A equipe é quase uma família para mim. São quatro horas por dia que convivo com as mesmas pessoas. A natação é muito importante para mim. Já me trouxe muitas coisas boas, como viagens, experiências e possibilidades de conseguir uma bolsa no exterior."


JÉSSICA LÖSER

"Nado há oito anos na equipe da Ginástica. Antes disso, eu já participava de escolinha, então nado a minha vida inteira. Antes de entrar na equipe, fiz diversos esportes. Acabei entrando na equipe por conta do meu irmão, que nadava, segui os passos dele. Esse ano, tive minhas melhores conquistas na natação, pois consegui pegar índice para as competições mais importantes do Brasil, que são a classificatória para a Olimpíada e para o Mundial. Treino de segunda a sábado, e a Ginástica para mim é uma segunda família. Estou há muito tempo aqui, todos os dias com o mesmo pessoal. E, como agora sou uma das atletas 'mais velhas' da equipe, acabo sendo como um espelho, um exemplo para os mais novos."

OS ATLETAS

Categoria Sênior
LUCAS GUSTAVO ALIPRANDINI LÖSER (25 anos)
LUCAS BORCART (23 anos)
GIOVANNI LUCKMANN DAS NEVES (21 anos)
JÉSSICA RENATA ALIPRANDINI LÖSER (20 anos)

Categoria Júnior 2
CARLOTA PITARCH Y STEIN (18 anos)
LEONARDO BORCART (19 anos)

Categoria Júnior 1
LEVI LAUFFER GLASER (17 anos)
PAOLA GONZALEZ SCHIAVON (17 anos)

Categoria Juvenil 1
GABRIEL DIEFENBACH (15 anos)
MATEUS HENRIQUE KLEIN DEFERT (15 anos)

Categoria Infantil 2
HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA (14 anos)
ISABELA DA SILVA BÖTTCHER (14 anos)

Categoria Infantil 1
FERNANDA HANSEN BAUER (13 anos)
GIANLUCCA RODRIGUES MARTINELLO (13 anos)
KAMILY EDUARDA DA SILVA (13 anos)
LUIZ HENRIQUE GOMES DOS REIS (13 anos)
PANDORA SOFIA ANGELO DA COSTA PIRES (13 anos)
VITOR KALANI LAUFFER (13 anos)

Categoria Petiz 2
AMANDA CAMARGO ROSAS (12 anos)
ANA LUIZA FRITSCH DE MOURA RAMOS (12 anos)
ARTUR SCHWANTES KOCH (12 anos)
BRUNO ABEL NUNES (12 anos)
CAROLINA LUCKMANN DAS NEVES (12 anos)
EMMANUELLE DUARTE DE LIMA (12 anos)
MILENA VARGAS RODRIGUES (12 anos)
SAMUEL DE SOUZA ALVES (12 anos)
SOPHIA MUÑOZ MANZONI (12 anos)

Categoria Petiz 1
BRUNA AGULLA LOZANO (11 anos)
PEDRO LUIZ NAZÁRIO (11 anos)
THALES CAMARGO PIVA (11 anos)
THIAGO BILHALVA SCHMIDT (11 anos)
VICTOR KLAUS DE MELO (11 anos)

Categoria Mirim 2
ANITA FERRAZ (10 anos)
CAIO NEUMANN HOLGADO (10 anos)
JÚLIA LANIUS MACHADO (10 anos)

Categoria Mirim 1
CAroliNA ODY SCHÜTZ (9 anos)
HELENA CAMARGO ROSAS (9 anos)
MATEUS VARGAS RODRIGUES (9 anos)

Técnicos
Ezequiel Enrique Arriba, Vanessa de Oliveira e Pablo Sarmento