13 de Abril de 2018
  • Lance
  • Esporte

2ª Copa Bahiano começa nesta sexta com 54 partidas

Baianos estreiam no torneio Interclubes com 451 tenistas em Salvador

Começa nesta sexta-feira, a partir das 8h, no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Barra, em Salvador (BA), a 2ª Copa Bahiano de Tênis, a etapa inaugural da edição 2018 do Campeonato Brasileiro Interclubes, evento do Circuito Nacional Juvenil GA da Confederação Brasileira de Tênis, o maior circuito juvenil organizado pela entidade. O evento tem a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a Federação Baiana de Tênis e conta com 451 atletas de 15 estados.

A sexta-feira terá ao todo 54 jogos das categorias 12 e 14 anos, evento G1, que vai até a segunda-feira. O evento GA com os melhores das mesmas categorias, começa na terça-feira, dia 17, e termina no dia 20. As categorias 16 e 18 anos começam no dia 20 até o dia 23 no G1 e os principais do GA com a máxima pontuação do país jogam a partir do dia 24 até o dia 27.

No primeiro dia presença de Valter Albuquerque, humilde tenista da comunidade da Rocinha, uma das maiores da América Latina, na categoria 12 anos. Valter foi campeão do torneio Winners reunindo todos os projetos sociais do Rio Open, maior torneio da América do Sul, e esteve no ano passado na IMG Academy, em Bradenton, na flórida, a maior academia do mundo de Nick Bolletieri, que formou nomes como Andre Agassi, Maria Sharapova, Tommy Haas, entre outros. Valter faz parte do projeto social Escola de Tênis Fabiano de Paula situada no alto da comunidade carioca e representa o Clube de Funcionários de CSN, de Volta Redonda (RJ). Ele joga em torno de 13h30 contra o baiano Davi Ávila, que representa o Costa Verde Tennis Clube.

Outro baiano é Guilherme Costa, do Clube Bahiano, enfrentando Matheus Silveira do Instituto Ícaro, de Curitiba (PR), clube campeão da edição passada em Salvador. Enrico Amaro, do Costa Verde, pega Matheus Souza do Londrina Country Clube.

Na categoria 14 anos, o baiano Felipe Hora, da Winner, estreia no fim da tarde, às 17h30, aguardando rival que sai do jogo entre Gabriel Di Bari e Thiago Pirri. Atleta do Bahiano de Tênis, Alexandro Filho pega João Saiago e Matheus Magalhães a partir das 16h30.

São 15 estados representados (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio GRande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Pará) de vários dos maiores clubes do país, alguns tradicionais pelo futebol como o Vasco da Gama que volta a receber a campeã do ano passado na categoria 16 anos, Camilla Lago, o Sport Recife, Goiás e o Paysandu.

Dentre outros fortes clubes a Sogipa, Associação Leopoldina Juvenil e o Grêmio Naútico União, do Rio Grande do Sul, o Esporte Clube Pinheiros, Clube Paineras do Morumby, Clube Athlético Paulistano, Tênis Clube Paulista, a Sociedade Hípica de Campinas, todos de São Paulo, o Iate Clube de Brasília (DF), Graciosa e Clube Curitibano do Paraná, Minas Tênis Clube, Pampulha Iate Clube e o Praia Clube de Uberlândia, estes de Minas Gerais, o Itamirim Clube de Campo, de Itajaí, o LIC, Lagoa Iate Clube, de Santa Catarina, além do atual campeão, o Instituto Ícaro, do Paraná.

"O grande número de atletas e de clubes participantes batendo o recorde do Campeonato Interclubes em parceria com a Confederação Brasileira de Cluber e só nos deixa felizes e entusiasmados para realizar uma grande competição no Clube Bahiano de Tênis que é um dos mais tradicionais do país. Teremos vários dos melhores do Brasil brigando pela maior pontuação para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis e atletas baianos brigando por títulos em diversas categorias", disse Duda Catharino Gordilho, presidente da Federação Baiana e diretor do evento.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.fac ebook.com/cbtoficial,www.twitt er.com/cbtenis, www.instagram. com/cbtoficial e www.flickr. com/cbtenis.

A 2ª Copa Bahiano de Tênis tem o apoio da Saltur através do vereador Paulo Magalhães, Confederação Brasileira de Tênis em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a Federação Baiana de Tênis.