23 de Novembro de 2021
  • Zero Hora
  • Notícias
  • P. 10
  • 24.00 cm/col

Leonardo Lamachia vence disputa eleitoral na OAB-RS

Pela primeira vez em 89 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB- RS) escolheu as diretorias da seccional por meio de votação online. No pleito, que ocorreu ontem, a Chapa 1 - OAB Mais, liderada por Leonardo Lamachia, saiu vencedora com 67% dos votos válidos. Ao todo, foram computados 48.198 votos - a eleição foi a maior da entidade já registrada no Estado.


Candidato da situação, Lamachia foi eleito para a gestão 2022/2024 com 29.502 votos - ele substituirá o atual presidente Ricardo Breier. A oposição, a Chapa 2 - Somos Tod@s OAB - Muda OAB/RS, encabeçada por Paulo Torelly, recebeu 14.093 votos. Os votos em branco somaram 2.645, e os nulos, 1.958.


Os advogados também elegeram as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-RS) e das 106 subseções de todo o Estado em formato híbrido. Em Porto Alegre, a votação presencial aconteceu na OAB Cubo, em frente ao Foro Central.


Vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e conselheiro estadual da OAB/RS, Leonardo Lamachia é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a OAB/RS há 10 anos e foi o primeiro advogado gaúcho com inscrição no Rio Grande do Sul a presidir a OAB Nacional (triênio 2015-2018).


Compõem a chapa eleita Neusa Rolim Bastos (vice-presidente), Gustavo Junchem (secretário- geral), Karina Contiero (secretária-geral adjunta) e Jorge Luiz Dias Fara (tesoureiro).


"O primeiro ato da nossa gestão será instituir programa de recuperação da advocacia para os colegas que sofreram com o cenário de crise econômica e paralisação dos processos durante a pandemia", afirmou Leonardo Lamachia, em nota. Ele será empossado em 1º de janeiro de 2022.