06 de Setembro de 2019
  • Olimpíada Todo Dia
  • Geral

Com mais quatro ouros, Minas aumenta domínio no José Finkel

A equipe mineira subiu no lugar mais alto do pódio com Guilherme Costa nos 800m livre, com Gabriel Fantoni nos 100m costas e nos revezamentos 4x200m livre masculino e feminino.



No quarto dia do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto de natação, a história dos três primeiros se repetiu. O Minas Tênis Clube ampliou seu domínio na competição ao vencer quatro das oito provas realizadas nesta sexta-feira, conquistando ao todo sete medalhas. A equipe mineira subiu no lugar mais alto do pódio com Guilherme Costa nos 800m livre, com Gabriel Fantoni nos 100m costas e nos revezamentos 4x200m livre masculino e feminino.

Além das quatro medalhas de ouro, o Minas Tênis Clube ganhou mais três pratas e dois bronzes. Na classificação geral da competição, a equipe lidera com 2184,50 pontos, mais do que o dobro do segundo colocado, que é o Corinthians com 860,50.

O destaque do dia foi a vitória de Guilherme Costa nos 800m livre masculino. Principal nadador de fundo do país ele teve companhia no pódio de seus companheiros de Minas, Miguel Valente, que ficou com a prata, e Diogo Villarinho, medalha de bronze. Com a pontuação acumulada nesta sexta, o Cachorrão, como é conhecido o nadador, é o líder em eficiência entre os homens com 115 pontos, 26 a mais do que Vinícius Lanza.

Quem também teve um resultado importante foi Betina Lorscheitter, do Corinthians, que derrotou nos 1500m livre a gaúcha Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União, que foi uma das representantes do Brasil na prova nos Jogos Pan-Americanos.

Nos 50m borboleta, Nicholas Santos, da Unisanta, confirmou seu favoritismo e chegou à vitória com a marca de 23s31, mais de meio segundo a frente de Guilherme Rosolen, do Minas, que ficou em segundo. A versão feminina da prova foi mais disputada. Daiene Dias, do Flamengo, bateu na borda em primeiro lugar apenas 11 centésimos a frente de Daynara de Paula, do Sesi.

Disputa equilibrada aconteceu também nos 100m costas masculino. Gabriel Fantoni, do Minas, levou a medalha de ouro com o tempo de 54s15, apenas 13 centésimos a frente de Guilherme Massê, do Pinheiros. Na versão feminina, vitória tranquila de Fernanda Goeij, do Curitibano, com quase um segundo de vantagem sobre Fernanda Celidônio, do Minas, que ficou com a segunda colocação.

Para completar, o Minas Tênis Clube dominou completamente as provas de revezamento 4x200m livre. No masculino, a equipe formada por Pablo Vieira, Giovanny Lima, Giuliano Rocco e Fernando Scheffer venceu com o tempo de 7min15s19, dois segundos a frente do Pinheiros, que terminou em segundo lugar. No feminino, Camilla Mello, Maria Paula Heitmann, Aline Rodrigues e Andressa Chlodovskis ficaram cinco segundos a frente do Flamengo para subir no lugar mais alto do pódio.
Resultados desta sexta-feira

800m livre masculino
Ouro: Guilherme Costa (Minas Tênis Clube)
Prata: Miguel Valente (Minas Tênis Clube)
Bronze: Diogo Villarinho (Minas Tênis Clube)

1500m feminino
Ouro: Betina Lorscheitter (Corinthians)
Prata: Viviane Jungblut (Grêmio Náutico União)
Bronze: Aline Rodrigues (Minas Tênis Clube)

50 borboleta feminino
Ouro: Daiane Dias (Flamengo)
Prata: Daynara de Paula (Sesi)
Bronze: Luanna Martins (Pinheiros)

50m borboleta masculino
Ouro: Nicholas Santos (Unisanta)
Prata: Guilherme Rosolen (Minas Tênis Clube)
Bronze: Gustavo Gonçaves Santos (Pinheiros)

100m costas feminino
Ouro: Fernanda Goeij (Curitibano)
Prata: Fernanda Celidônio (Minas Tênis Clube)
Bronze: Andrea Berrino (Unisanta)

100m costas masculino
Ouro: Gabriel Fantoni (Minas Tênis Clube)
Prata: Guilherme Massê (Pinheiros)
Bronze: Fábio Santi (Americana)

Revezamento 4x200m feminino
Ouro: Minas Tênis Clube
Prata: Flamengo
Bronze: Corinthians

Revezamento 4x200m masculino
Ouro: Minas Tênis Clube
Prata: Pinheiros
Bronze: Unisanta